n w

baner
Você está em:   Home

PROFESSORES LUTAM POR LABORATÓRIO MELHOR PDF Imprimir E-mail
SEG, 07 de Agosto de 2017 11:25

Os professores Rogério Pontes de Araújo e George Oliveira de Araújo Azevedo, do Departamento de Engenharia Mecânica Industrial da Escola Politécnica de Pernambuco – POLI/UPE, preocupados em propiciar aos seus alunos melhores e maiores condições de aprendizado reuniram um grupo de estudantes voluntários e juntos resolveram fazer um trabalho conjunto de manutenção e recuperação das máquinas existentes na Escola e que podem ser utilizadas no Laboratório de Manufatura de Engenharia Mecânica.

As atividades foram divididas em etapas. Primeiro, as máquinas e equipamentos que se encontravam fora das instalações do laboratório (sala K-7), foram transportadas para o interior do mesmo, onde estão sendo limpas, reestruturadas, avaliadas e analisadas as condições que se encontram e, a partir daí eles partiram na busca de parcerias com empresas do ramo que possam recuperá-las e até mesmo doar novas máquinas e equipamentos para o laboratório da Manufatura da POLI.


Atualmente, iniciaram o trabalho de efetivar as parcerias. Para tanto, já contam com algumas empresas que se sensibilizaram como: Saint Gobain, Sandvik, Gedore, Starret e Nardini que têm mostrado interesse em participar do projeto dos professores da POLI com doações de catálogos, ferramentas, materiais didáticos, palestras, treinamentos, EPI’s, etc. tudo em prol da melhoria do curso e visando melhores das condições de ensino, bem como a formação dos novos profissionais em engenharia mecânica industrial.

O professor Rogério Pontes garante “queremos levar aos alunos meios de realizar as atividades teóricas/práticas do curso com reais condições de criação e aprimoramento de conhecimentos, e assim levar os futuros engenheiros, a serem profissionais pró-ativos com capacidade de desenvolver, projetar e supervisionar. Com isso poderão produzir e criar novos protótipos, além de testar produtos em vários segmentos que somando teoria e técnica de atividades práticas possa cada vez mais despertar neles a vontade de vencer e proporcionar a sociedades melhores condições”.

INICIATIVA

Os frutos começam a serem colhidos e no final do mês passado, o professor Rogério Pontes de Araújo acompanhado do professor Francisco Gilfran Alves Milfont, recebeu a visita do engenheiro Icaro Peralta, representante da empresa Sandvik, fabricante de ferramentas de corte para usinagem, que se dispôs a realizar doação de ferramentas, material didático, treinamentos gratuitos para professores e alunos, palestras, além de tentar conseguir juntamente com a empresa, patrocínio para o projeto Baja, além de um contrato de doação anual de ferramentas de corte para a POLI.

E na próxima semana (segunda-feira- dia 07.08) está programada para as 10 horas, a visita do técnico Bruno Cunha representante da empresa Saint Gobain.

O professor Rogério Pontes ressalta que para a realização do projeto vem contando com o apoio dos professores: José Roberto de Souza Cavalcanti (diretor da POLI/UPE), Emerson de Oliveira Lima (coordenador de graduação), e s professores do NDE de Engenharia Mecânica Industrial, e também  com a colaboração da servidora técnico/administrativo, Divaneide Maria Barbosa (gerente da Divisão de Controle Acadêmico) no empenho de conseguir um espaço físico definitivo para as instalações do Laboratório Manufaturas da Politécnica de Pernambuco, e do pessoal de serviços gerais liderados por Severino Francisco de Arruda, que ajudaram limpeza, organização e transporte dos materiais, além da participação de cinco alunos do curso de Engenharia Mecânica Industrial: Antonio Gomes da Silva Filho, Bruno Sérgio Pessoa de Queiroz Campos, Guilherme Nishisaky Bezerra Lins, Leonardo da Cunha Miranda e Lucas Rocha Belo, que utilizarão as experiências adquiridas para a realizar seus trabalhos de  conclusão de curso (TCC).