n w

baner
Você está em:   Home

PROFESSOR WILLIAMS É HOMENAGEADO PDF Imprimir E-mail
SEG, 30 de Outubro de 2017 18:33

O professor Dr. Williams de Albuquerque Soares homenageado com a Medalha do Mérito Joaquim Nabuco.

Na foto ladeado por vereadores e representantes da UPE (professores Wilson Sotero Dalia (POLI ) e Guido Correia (Reitoria). 

O professor Dr. Williams de Albuquerque Soares, da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE, recentemente foi homenageado em sessão solene na Câmara dos Vereadores do Recife, com a mais alta comenda da cidade, medalha do Mérito José Mariano, em reconhecimento ao profissionalismo e competência com que exerce suas atividades profissionais.

O vereador Almir Fernando, autor do requerimento, na apresentação fez um breve relato da vida e atuações do homenageado, destacando ser ele “um exemplo a ser seguido por sua dedicação, competência e profissionalismo”.

Oriundo de Escola Pública, o professor Dr. Williams de Albuquerque Soares, sempre se sobressaiu. Sua vida desde muito cedo foi regada a vitória por méritos e esforços próprios, onde guarda muitas lutas e conquistas. Desde 2007, faz parte do quadro de docentes da POLI/UPE desde 2007, onde leciona a disciplina Cálculo III para os futuros engenheiros da Escola.

O evento foi presidido pelo vereador Aderaldo Pinto, a Diretoria da Politécnica de Pernambuco, foi representada pelo Assessor de Relações Institucionais, professor MSc, Wilson Sotero Dalia, e contou com a presença de parlamentares, familiares do homenageado e convidados.

O professor Dr. Williams, agradeceu a homenagem enaltecendo a Medalha do Mérito José Mariano, comenda que traz consigo um significado muito especial, “recebe o nome de um grande abolicionista pernambucano que lutou em prol de uma sociedade mais justa. Nada mais justo e correto hoje em dia, do que promover uma educação de qualidade a todos”.

Aproveitou para compartilhar a homenagem com todos os professores das diversas instituições do Estado e mostrar sua gratidão ao autor do requerimento, vereador Almir Fernando, e também agradecer aos familiares e pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para aquele momento, concluiu, afirmando ser a docência um privilégio, pois atuando no magistério, “já vi a educação interferir positivamente na vida de inúmeras pessoas. E, posso afirmar, com toda certeza, que sou um dos exemplos que a educação muda à vida de um homem”.


VIDA ACADÊMICA

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, onde concluiu com láureas. Naquela instituição cursou também, o mestrado (premiado com distinção), o doutorado e o pós-doutorado, no Programa de Tecnologias Energéticas e Nucleares, na área de Física dos Solos.

Na Escola Politécnica de Pernambuco – POLI/UPE, o professor Dr. Williams de Albuquerque Soares, é uma figura dinâmica e participativa que procura incentivar seus alunos com dedicação e esforço. Atua em onze projetos de pesquisas, com destaques para os de: “Dinâmica da Água, Calor e Efluxo de Dióxido de Carbono em um Solo Cultivado com Palma Forrageira no Semiárido Pernambuco”, financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe, em que é coordenador.

Participa também dos projetos: “Avaliação das Transferências Térmicas no Solo na Mesorregião do Agreste Pernambucano” e “Evaporação em Barragens Subterrâneas no Semi Árido Pernambucano” que têm financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Além das diversas turmas em que leciona também é orientador de vários alunos em trabalhos de iniciação científica, monitoria, incentivo acadêmico, mestrado e doutorado. Possui 80 publicações científicas, entre eventos científicos e periódicos. Além do prêmio de “Jovem Pesquisador” pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos e o “Melhor Trabalho”, pelo Espaço Enfermagem. Sempre envolvendo diversos alunos que despertam o olhar de pesquisador.



                            http://poli.br/images/imagem%201.jpg

           O professor Dr. Williams de Albuquerque Soares homenageado com a Medalha do Mérito Joaquim Nabuco.

Na foto ladeado por vereadores e representantes da UPE (professores Wilson Sotero Dalia (POLI ) e Guido Correia (Reitoria).

O professor Dr. Williams de Albuquerque Soares, da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE, recentemente foi homenageado em sessão solene na Câmara dos Vereadores do Recife, com a mais alta comenda da cidade, medalha do Mérito José Mariano, em reconhecimento ao profissionalismo e competência com que exerce suas atividades profissionais. O vereador Almir Fernando, autor do requerimento, na apresentação fez um breve relato da vida e atuações do homenageado, destacando ser ele “um exemplo a ser seguido por sua dedicação, competência e profissionalismo”.

Oriundo de Escola Pública, o professor Dr. Williams de Albuquerque Soares, sempre se sobressaiu. Sua vida desde muito cedo foi regada a vitória por méritos e esforços próprios, onde guarda muitas lutas e conquistas.

Desde 2007, faz parte do quadro de docentes da POLI/UPE desde 2007, onde leciona a disciplina Cálculo III para os futuros engenheiros da Escola. O evento foi presidido pelo vereador Aderaldo Pinto, a Diretoria da Politécnica de Pernambuco, foi representada pelo Assessor de Relações Institucionais, professor MSc, Wilson Sotero Dalia, e contou com a presença de parlamentares, familiares do homenageado e convidados.

http://poli.br/images/imagem%202.jpg

O professor Dr. Williams, agradeceu a homenagem enaltecendo a Medalha do Mérito José Mariano, comenda que traz consigo um significado muito especial, “recebe o nome de um grande abolicionista pernambucano que lutou em prol de uma sociedade mais justa. Nada mais justo e correto hoje em dia, do que promover uma educação de qualidade a todos”. Aproveitou para compartilhar a homenagem com todos os professores das diversas instituições do Estado e mostrar sua gratidão ao autor do requerimento, vereador Almir Fernando, e também agradecer aos familiares e pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para aquele momento, concluiu, afirmando ser a docência um privilégio, pois atuando no magistério, “já vi a educação interferir positivamente na vida de inúmeras pessoas. E, posso afirmar, com toda certeza, que sou um dos exemplos que a educação muda à vida de um homem”.

VIDA ACADÊMICA

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, onde concluiu com láureas.Naquela instituição cursou também, o mestrado (premiado com distinção), o doutorado e o pós-doutorado, no Programa de Tecnologias Energéticas e Nucleares, na área de Física dos Solos.Na Escola Politécnica de Pernambuco – POLI/UPE, o professor Dr. Williams de Albuquerque Soares, é uma figura dinâmica e participativa que procura incentivar seus alunos com dedicação e esforço. Atua em onze projetos de pesquisas, com destaques para os de: “Dinâmica da Água, Calor e Efluxo de Dióxido de Carbono em um Solo Cultivado com Palma Forrageira no Semiárido Pernambuco”, financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe, em que é coordenador.Participa também dos projetos: “Avaliação das Transferências Térmicas no Solo na Mesorregião do Agreste Pernambucano” e “ Evaporação em Barragens Subterrâneas no Semi Árido Pernambucano” que têm financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.Além das diversas turmas em que leciona também é orientador de vários alunos em trabalhos de iniciação científica, monitoria, incentivo acadêmico, mestrado e doutorado. Possui 80 publicações científicas, entre eventos científicos e periódicos.Além do prêmio de “Jovem Pesquisador” pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos e o “Melhor Trabalho”, pelo Espaço Enfermagem. Sempre envolvendo diversos alunos que despertam o olhar de pesquisador.