Engenharia de Controle e Automação

O antigo curso de Engenharia Mecatrônica teve sua grade atualizada em 2012, e passou a ser chamado de Engenharia de Controle e Automação. O método de ingresso é através de vestibular seriado ou ENEM/SISU, sendo 2 entradas de 30 alunos cada. É um curso integral, onde o ciclo básico ocorre durante o período matutino e/ou vespertino, e o ciclo profissional acontece no período noturno.

Atualmente o curso conta com 8 docentes capacitados em áreas importantes do curso, com grande experiência no mercado de trabalho e formação técnico-científica.

O Curso:

O curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade de Pernambuco é multidisciplinar. Ele abrange as 3 grandes áreas da engenharia, que em conjunto, atuam para a melhoria e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e processos:

Computação

Programação, noções de lógica e algoritmos são ferramentas essenciais para todo Engenheiro de Controle e Automação. Além de uma abordagem sistemática, o aluno também tem contato com diversa ferramentas computacionais que são aplicadas na área profissional.

Eletrônica


A base para todos os sistemas utilizados em Controle e Automação vem da elétrica. No curso da POLI/UPE, o aluno aprende a analisar e desenvolver desde circuitos elétricos mais básicos, a sistemas eletrônicos integrados com sensores, atuadores, e outros instrumentos.

Mecânica

Máquinas e mecanismos fazem parte da área de atuação de um Engenheiro de Controle e Automação. Quando integradas com sistemas eletrônicos é possível automatizá-las. Ao longo do curso o aluno entrará em contato com diversas disciplinas de análise e projeto de sistemas mecânicos e suas aplicações

Docentes do curso de Engenharia de Controle e Automação:

Coordenação do curso:

Coordenador: Prof. Dr. Emmanuel Andrade de Barros Santos
Vice-coordenador: Prof. Dr. João Fausto Lorenzato de Oliveira
Contato: coordautomacao@poli.br